História


O Conceito de Rádio Web surge a partir da possibilidade de fusão das tecnologias do rádio (AM/FM) com a Internet, transmitindo notícias, músicas e entretenimento, no entanto com a possibilidade de reunir outras funções da Internet: publicação de notícias no site já anunciadas pelo locutor além de fotos, vídeos e anúncios além de interação com mídias e redes sociais . 
  O projeto de extensão da Rádio Web UFSC – Araranguá visa proporcionar um novo canal de divulgação das atividades sociais, culturais, de extensão e científico-acadêmicas desenvolvidas pela Universidade Federal e pela comunidade do Vale do Araranguá.  
 Ao utilizar os conhecimentos adquiridos no curso e as vantagens da implantação dessa mídia, seu baixo custo e longo alcance, obtém-se uma grande oportunidade de exploração e criação desse veículo de comunicação que contribuirá na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e no incentivo à construção de projetos inovadores que favorecerão o intercâmbio cultural com a comunidade.
O desenvolvimento da web rádio proporcionará aos participantes um contato maior com softwares e hardwares utilizados para a transmissão do conteúdo, além da possibilidade da criação, construção e desenvolvimento de conteúdos e linguagens de comunicação próprias para rádio e testar e identificar softwares específicos e softwares livres para sua administração.
A ARAPONTOUFSC iniciou a partir da criação, elaboração da programação e testes iniciais  que avaliaram  sua  eficácia  corrigindo os  pontos considerados problema. Sua operacionalização e entrada no ar aconteceu a partir da existência de uma programação previamente estruturada, contendo o necessário diferencial de contar com um conteúdo exclusivamente produzido para a internet.
A partir dessas premissas produzirá conteúdo de extensão educacional e informativo sobre a região do Vale do Araranguá e o Campus da UFSC, fortalecimento a utilização da rádio web como ferramenta de Tecnologias da Informação e Comunicação para o aprendizado dos alunos, produzindo conteúdo  de  extensão  educacional  e  informativo  sobre  a  região  do Vale  do Araranguá  e  o  Campus  da  UFSC,  divulgando  e  fortalecendo  a  identidade  da comunidade local através da integração proporcionada por uma rádio.
Com a  finalidade  de  socialização  do  campus Araranguá  com  a comunidade o projeto Web Rádio UFSC – Campus Araranguá torna possível um espaço para exposição de idéias e projetos. Disponibiliza também, uma programação diversificada para um público heterogêneo, prezando pelo padrão de qualidade. 
 A web  rádio já está no ar em fase experimental e futuros equipamentos ampliarão a web rádio  permitindo a transmissão via FM interna ao Campus além da disponibilidade de equipamentos para produção de aúdios e vídeos.
 A busca pelo aprimoramento da tecnologia promoveu a necessária evolução tecnológica que permite enviar e receber idéias, pensamentos e reflexões por meios anteriormente limitados a ondas eletromagnéticas controlados por concessões governamentais, hoje disponível gratuitamente.